O Tacto

O Tacto
     A pele é o órgão que nos veste. É o nosso maior órgão, o mais pesado, o mais visível e o mais sensível. É através da pele que temos a noção do frio, do calor, do toque e das carícias.
     A pele tem o tamanho de uma toalha de banho, pesa cerca de três quilos e renova-se constantemente. É frequente dizer-se que a pele nos isola do mundo, porque torna o nosso corpo impermeável, ajuda a regular a temperatura, e defende-nos das agressões do exterior. No entanto, também é através da pele, pelo sentido do tacto, que nos ligamos ao mundo.
     A camada mais superficial da pele, a epiderme, tem uma função de protecção. Sob esta camada existe a derme, que confere à pele elasticidade e resistência. Na derme estão localizados os diferentes receptores sensoriais, específicos do tacto. Os cientistas pensam que existem cerca de 3,5 milhões de terminações nervosas para sentir a dor, 500 mil para sentir as sensações tácteis, 250 mil para o frio e 30 mil para o calor .Cada receptor sensorial tem assim o respectivo nome:

·   Corpúsculos de Vater Pacini (Pressão);
·   Corpúsculos de Meissner  (Tacto);
·   Corpúsculos de Krause (Frio);
·   Corpúsculos de Ruffini (Calor).

     Assim, em média, cada centímetro quadrado de pele é composto por 170 pontos sensoriais. Porém, os diferentes pontos sensoriais distribuem-se pelo corpo de forma desigual, predominando uns mais que outros em cada região. Por este motivo, temos, por exemplo, mais cócegas na palma das mãos e na planta dos pés do que nas costas.