Picture

     Apesar
do cérebro não parecer um dos órgãos mais fascinantes do nosso corpo, não é exagero considerá-lo como o órgão mais importante do corpo humano.

     Ele é imóvel e representa apenas 2% do peso do corpo, mas, apesar disso, recebe aproximadamente 25% do sangue bombeado pelo coração.
     A sua complexidade decorre não só do facto de ele centralizar as funções motora e sensorial - funções cerebrais mais conhecidas -, mas também de possibilitar outras funções muito mais complexas, nomeadamente o pensamento, as emoções, a memória e a consciência, funções estas que, apesar do rápido avanço científico, ainda são pouco conhecidas.
     Grande parte do funcionamento do cérebro permanece indecifrável. O seu universo, além de complexo, como já foi referido, é particularmente extenso, pelo que ainda estamos longe de nos conhecermos verdadeiramente e talvez nunca o consigamos: “O cérebro irá sempre, certamente, suplantar o seu próprio intelecto.”
     Descobrir o modo de funcionamento do cérebro é, naturalmente, a mais árdua tarefa com que se tem confrontado a ciência. A complexidão do problema não decorre apenas da observação do comportamento humano, mas também do facto de o cérebro humano conter cerca de dez milhões de ligações entre as suas células nervosas, os neurónios, que utilizamos de uma forma inigualável.
     Uma parte dos processos decorrentes no cérebro é determinada pela nossa herança genética e a outra parte pelo mundo que nos envolve: mesmo desenvolvendo-nos e aprendendo ao longo de toda a vida, as capacidades do cérebro nunca se esgotarão.
     A singularidade do cérebro humano deve-se à dimensão relativa do córtex cerebral: “o homem é o animal em que, relativamente à dimensão do corpo, a espessura cortical é maior”, o que leva o cérebro humano a apresentar um maior grau de desenvolvimento. Na espécie humana, o seu peso é de, aproximadamente, 1400 g, sendo um pouco menos pesado no sexo feminino.
     O córtex cerebral humano distingue-se ainda pela enorme quantidade de circunvoluções e sulcos que possui. Estes aumentam a superfície do córtex, permitindo que uma quantidade máxima de massa cinzenta se encontre dentro dos limites rígidos da caixa craniana.
     De um ponto de vista filosófico, pode-se considerar o cérebro como a estrutura física subjacente da mente, sendo esta a sua função mais importante. Por outro lado, do ponto de vista biológico, a função mais importante desempenhada pelo cérebro é produzir comportamentos que fomentem o bem-estar de um animal.
     O ambiente interno do corpo é dirigido com uma enorme precisão. As impressões recolhidas através dos cinco sentidos são processadas e os movimentos programados a um ritmo impressionante. A maior parte das operações são resolvidas pelo cérebro sem a intervenção do nosso consciente. Todavia, o controlo sofisticado do comportamento humano, que tem por base um sistema sensorial complexo, só é possível graças à capacidade de integração de informações possibilitada pela utilização de um cérebro centralizado. 
 
Picture

   
“O nosso cérebro é o melhor brinquedo já criado: nele se encontram todos os segredos, inclusive o da felicidade.”        
Charles Chaplin