Como taxistas londrinos adquirem The Knowledge?

Picture
   São quase 20 mil ruas em Londres e, para ganhar a licença de taxista, é preciso não só conhecer todas as ruas, hospitais, bancos e marcos históricos e turísticos, como ainda ser capaz de listar de cor, rua por rua, os trajectos solicitados.
   O processo que se chama adquirir "The Knowledge" consiste, essencialmente, em decorar o A-Z de Londres, os catálogos e mapas de todas as ruas da capital que os taxistas, para garantir, levam no carro. No final, ganha-se juntamente com a licença de taxista um hipocampo direito aumentado, inchado com a representação espacial de todas as ruas de Londres, segundo o já famoso estudo, também londrino, de Eleanor Maguire e colegas.
   Quando se questionou um taxista “Como conseguiu decorar as 2 mil ruas de Londres para passar no teste?”, este respondeu "Duas mil não, vinte mil! E decorei com repetição, repetição, repetição". Por dois anos e três meses, ele estudava diariamente ruas e trajectos, começando com 10, depois 20, e cada dia mais. Decorava, depois saía para as ruas numa mota conferindo os trajectos. E, quando se achou pronto, apresentou-se para o teste oral, com um inspector. "Como se vai da Abbey Road a Putney?", ou seja, como se atravessa a cidade toda, rua por rua? A resposta tem que vir completa, listando todas as trocas de rua à esquerda ou à direita, e o final ainda tem que ser do lado correcto da rua, deixando o passageiro na calçada certa no endereço certo!
   Não é à toa que, mesmo em dias de ajuda tecnológica para a sua memória espacial de navegação (leia-se GPS), taxistas londrinos ainda são capazes de ganhar aos aparelhos, agregando os seus poderes de discernimento e conhecimento sobre locais habitualmente congestionados e hora do rush ao mapa espacial no seu cérebro.
   Próximo passo? "Decorar todas as ruas dos mais de 300 subúrbios de Londres, para ganhar o direito de levar passageiros até lá", disse o taxista, mostrando, orgulhoso, a sua licença verde pendurada no pescoço.

                                      
in http://www.suzanaherculanohouzel.com/journal/2010/3/30/como-taxistas-
                                                                                                            londrinos-adquirem-the-knowledge.html