Aprendizagem

Picture
  O carácter intencional da aprendizagem é uma característica particular do ser humano. Este caracteriza-se, simultaneamente, pelo seu dinamismo, ao estar sempre em mutação e procurar novas informações para a aprendizagem. É ainda criador, ao procurar novos métodos que permitam a melhoria da própria aprendizagem, por exemplo, pela tentativa e erro.
     Para desenvolver o processo de aprendizagem, o ser humano necessita de estímulos externos e internos, como a motivação e a necessidade. Este processo provoca uma transformação qualitativa na estrutura mental daquele que aprende, sendo, por isso, um processo pessoal que envolve a totalidade da pessoa.
     Durante a aprendizagem, ocorre a interiorização de uma série de comportamentos e capacidades intelectuais, a aquisição de novos conhecimentos e o desenvolvimento de competências. Verifica-se também a alteração de conduta de um indivíduo, em que as informações adquiridas podem ser absorvidas através de técnicas de ensino ou pela mera aquisição de hábitos. 
     Graças à capacidade para aprender, o ser humano consegue uma melhor adaptação ao meio que o rodeia, verificando-se que a maior parte da aprendizagem que o homem adquire é consequência da imitação de outras pessoas.
     A aprendizagem é simultaneamente influenciada e condicionada por diversos elementos básicos necessários ao sucesso do processo de fixação das novas informações, que depois serão processadas pelo indivíduo:
           Motivação - Aprende-se melhor e mais depressa se houver interesse pelo assunto que se está a estudar, dado que um  indivíduo motivado possui uma atitude activa e empenhada no processo de aprendizagem. Por isso, existe uma relação dinâmica entre a aprendizagem e a motivação.
          Conhecimentos anteriores - Os conhecimentos anteriores que uma pessoa detém sobre um assunto condicionam a aprendizagem, porque há aprendizagens prévias que, se não tiverem sido correctamente concretizadas, não possibilitam o acto de aprender. Deste modo, uma nova aprendizagem só se concretiza quando o material novo se incorpora e relaciona com os conhecimentos e saberes que já se possui, ocorrendo uma reorganização permanente dos conteúdos já possuídos.
          Quantidade de informação - A capacidade de o Homem aprender novas informações é limitada, dado que não é possível integrar simultaneamente grandes quantidades de informação. Por isso, é necessário seleccionar-se a informação relevante.
          Diversidade das actividades - Quanto maior for a diversidade das abordagens a uma temática e quanto mais distintas forem as tarefas, maior serão a motivação e a concentração do indivíduo e, consequentemente, a aprendizagem decorrerá melhor. 
          Planificação e organização - A forma como se aprende determina, em larga escala, o que se aprende. Para que uma aprendizagem seja bem sucedida, é fundamental a definição clara de objectivos, a selecção de estratégias e é ainda necessário planificar, organizar o trabalho por etapas e ir avaliando os resultados. Estes processos promovem a eficiência e o controlo dos processos de aprendizagem e, concludentemente, a autonomia do ser humano.
           Cooperação - Se existir trabalho de forma cooperativa com os outros, determinados tipos de problemas são resolvidos de uma melhor forma e a aprendizagem é mais eficaz, uma vez que “a aprendizagem cooperativa, ao implicar a interacção e a ajuda mútua, possibilita a resolução de problemas complexos de forma mais eficaz e elaborada”. Este facto deve-se à singularidade do ser humano, pelo que a forma como cada ser humano encara um problema e a forma como o soluciona é diferente. 
    
     Todavia, a aprendizagem é igualmente influenciada pela hereditariedade, em que o estímulo, o impulso, o reforço e a resposta são considerados elementos básicos no processo de fixação das novas informações adquiridas e processadas pelo indivíduo.

     O estado emocional também influencia a eficiência da aprendizagem, uma vez que existe uma propensão para recordarmos melhor os acontecimentos que se encontram associados a experiências especialmente felizes, tristes ou dolorosas. 
     Além disso, também nos lembramos melhor dos acontecimentos quando estamos atentos, o que significa que o interesse reforça a aprendizagem.
     Deste modo, compreende-se que o processo de aprendizagem é de suma importância para o estudo do comportamento do ser humano. 



Picture