A Personalidade

Picture
     Todas as nossas emoções ficam gravadas na nossa memória, alimentando ideias, pensamentos, intuições e sonhos, que vão definir os nossos comportamentos e, por conseguinte, a nossa personalidade.
     A personalidade define-se como o conjunto de características psicológicas que determinam a individualidade pessoal e social de alguém. Ao longo da vida, a personalidade vai sofrendo mutações, muito raramente radicais, mas poderosas o suficiente para modificar os nossos comportamentos. Portanto, a personalidade é algo que se desenvolve muito lentamente.
     

     Distinguem-se três grandes traços de personalidade ligados ao comportamento: as habilidades ou competências (criatividade, competência social, inteligência emocional), o temperamento (
diferentes formas de se comportar ou agir) e as disposições ligadas à acção (necessidades, motivos, interesses).

     A valoração também está ligada à personalidade, através da orientação (atitude) e as disposições ligadas à própria pessoa (auto-estima, bem-estar).
    
     Aprender, entender e controlar as nossas emoções determinam a nossa capacidade ou incapacidade de adaptação ao Mundo.


     O amadurecimento da Personalidade

     O envelhecimento não constitui um problema para a personalidade, pois trata-se apenas de um processo biológico que poderá ser vantajoso ao revelar maturidade psicológica.
    
     Um cérebro saudável, que envelheça naturalmente, é um cérebro sábio e tranquilo.