Os Segredos do Sono

Picture
     Por definição, sono é um estado de consciência, complementar ao da vigília (ou estado desperto/acordado), em que há repouso normal e periódico, caracterizado, tanto no ser humano como nos restantes animais, pela suspensão temporária da actividade perceptivo-sensorial e motora voluntária.
    Desde sempre, cientistas estudam a razão que explicasse a necessidade de o ser humano dormir. No entanto ainda não existe uma teoria com fundamento. Existem teorias que exprimem que o sono é a altura em que os músculos e os restantes tecidos recuperam, havendo substituição de células mortas ou velhas; ou que o sono diminui a quantidade de energia que precisamos ao longo do dia, e por isso o ser humano apenas necessita de 3 refeições, em vez de 4 ou 5, entre outras.
    Durante o sono, todo o ser humano passa por 5 estágios do sono, e cada um apresenta determinadas características:
Estágio 1 – Início da Fase NREM Dura aproximadamente cinco minutos. Sono leve. A actividade muscular fica mais leve e podem acontecer algumas contracções musculares;
Estágio 2 – Dura aproximadamente de cinco a quinze minutos. O sono torna-se menos leve. A respiração e as batidas do coração diminuem. Ligeira diminuição da temperatura corporal;
Estágio 3 – Dura aproximadamente de 15 a 20 minutos. Nesta fase inicia-se o sono profundo;
Estágio 4 – Dura aproximadamente quarenta minutos. Respiração rítmica e actividade muscular limitada. Depois deste estágio, a pessoa volta ao terceiro estágio, durante cinco minutos, e ao segundo estágio, por mais quinze minutos; seguidamente inicia o quinto estágio;
Estágio 5 – Início da fase REM, caracterizada pelo movimento rápido dos olhos. Neste estágio acontecem a maioria dos sonhos. Os músculos relaxam, a taxa de batimentos cardíacos aumenta e a respiração é rápida. Tem a duração de cinco a trinta minutos.

    Geralmente, o ser humano tem de três a cinco períodos de sono REM por noite, passando cerca de 25 % da noite nesta fase a 75 % na fase NREM. Se se observar alguém durante a fase REM, é notável a movimentação dos olhos de um lado para o outro.
    O ser humano gera constantemente ondas cerebrais. Acordado e relaxado, o ser humano gera ondas alfa, oscilações com cerca de 10 ciclos por segundo. Em estado de alerta, o ser humano gera ondas beta, que são duas vezes mais rápidas.
    Durante o sono, acrescentam-se dois tipos de ondas: teta e delta. As ondas cerebrais do tipo teta vão de 3,5 a 7 ciclos por segundo e as delta, menos de 3,5 ciclos por segundo. Ao entrar num sono mais profundo, qualquer pessoa gera ondas cerebrais mais lentas mais lentas. Quando mais profundo é o sono, mais lentos são os padrões das ondas.