Paladar

Picture
     O paladar é um dos cinco sentidos que permite aos seres humanos reconhecer os gostos das substâncias colocadas sobre a língua. Nesta, existem as papilas gustativas que têm a função de reconhecer as substâncias do gosto e enviar a informação obtida para o cérebro, que posteriormente a interpreta e a avalia. Para além da língua, também o palato existente o tecto da boca é sensível aos gostos.
     
Ao conjunto das sensações de gosto e aroma dá-se o nome de sabor. Quando uma substância não provoca qualquer reacção sensitiva nos órgãos do paladar diz-se insípida.    
    A nossa língua, órgão responsável pelo paladar, encontra-se dividida em diversas regiões que permitem identificar os diferentes sabores. Deste modo, como podemos verificar pela figura , a ponta da nossa língua identifica o sabor doce, as zonas mais laterais inferiores localizam o sabor salgado. Nas zonas laterais superiores, é identificado o sabor azedo e, na parte de trás da língua, o sabor amargo. O centro da língua identifica a textura e a temperatura dos alimentos. 
     Além destes quatro sabores básicos, existe um quinto sabor a que se dá o nome umami, palavra que deriva do japonês e significa saboroso. Este sabor é identificado por receptores específicos, os TmGluR4, que se encontram espalhados pela língua. Este gosto é provocado pelo aminoácido glutamato monossódico, sendo muitas vezes industrializado para intensificar o sabor dos alimentos.
 

Processo de Identificação do tipo de gosto
     As papilas gustativas são estruturas constituídas por células sensoriais, com a função de transmitir ao cérebro informações que permitam a identificação dos gostos básicos mencionados anteriormente. As substâncias do gosto, ao contactarem com a língua, desencadeiam a libertação de determinados neurotransmissores que possibilitam a transmissão das informações até ao cérebro, onde será identificado o tipo de gosto.     Este processo só se realiza na presença de saliva, pois os alimentos necessitam de ser dissolvidos num líquido. Neste caso, a saliva entra em acção logo que o olfacto sente o odor do alimento, permitindo uma melhor desintegração do mesmo.


Relação paladar e os outros sentidos
     Na língua podemos perceber cinco tipos de sabores fundamentais, como já foi referido. No entanto, o gosto do alimento apenas resulta da combinação desses sabores com o cheiro, dado que o nariz envia mensagens do seu odor ao cérebro. As sensações olfactivas funcionam ao lado das sensações gustativas, formando a sensação de sabor, auxiliando o controlo do apetite e a quantidade de alimentos que são ingeridos. A visão também ajuda a definir se a sensação do gosto é agradável ou não.     Deste modo, podemos concluir que todas as informações que chegam ao cérebro, depois de interpretadas e analisadas, são comparadas às informações presentes nas memórias gustativas, olfactivas e visuais, determinando assim o sabor do alimento.


Curiosidades acerca do paladar
     Tal como as impressões digitais, a superfície da língua é diferente de pessoa para pessoa. Além disso, existem, aproximadamente, 10 000 papilas gustativas na língua que nos permitem saber exactamente o que estamos a comer e as células do paladar e do olfacto são as únicas do sistema nervoso que são substituídas quando estão envelhecidas ou danificadas. O sabor da framboesa é um dos mais complexos, ao exigir um trabalho conjunto dos sentidos do olfacto e do paladar.