O Mundo Fascinante dos Sonhos

Picture
     Em variadas tradições culturais e religiosas o sonho aparece revestido de poderes premonitórios ou até mesmo de uma expansão da consciência.
     Por definição, o sonho é uma actividade mental não dirigida, que se manifesta durante o sono, pelo menos nas suas fases menos profundas, e de que se pode conservar, ao acordar, uma certa lembrança.
    Actualmente, existe uma discussão de teorias sobre o sonho, considerando que os mesmos podem ser apenas estímulos fisiológicos, ou necessidades psicológicas.

    Durante o sono, todo o ser humano passa por 5 estágios do sono. Aos 4 primeiros estágios dá-se o nome de sono não-REM e ao quinto estágio dá-se o nome de sono REM
    Após uma hora e meia (aproximadamente) após nos termos deitado, iniciamos o quinto estágio do sono, começando assim o sono REM, caracterizado pelo movimento rápido dos olhos que o ser humano exerce. Se uma pessoa for acordada durante este estágio, provavelmente estará a sonhar, e, quando acordar, irá lembrar-se do sonho que estaria a ter.
    Devido à libertação de um neurotransmissor inibitório no sistema nervoso central, a glicina, o corpo está essencialmente paralisado nesta fase: visto que é nesta fase onde se dão a maioria dos sonhos, o cérebro realiza este procedimento a fim de não realizarmos o que estamos a sonhar.
    Embora a maioria dos sonhos ocorra durante o sono REM, estudos recentes mostram que os sonhos também podem ocorrer durante qualquer estágio do sono.