Tipos de Emoções

     António Damásio distingue três tipos de emoções:

     - Emoções primárias/ iniciais/ universais: surgem durante a infância, sendo úteis para uma reacção rápida quando emergem determinados estímulos do meio. Envolvem um elevado fluxo de energia e podem existir sem termos consciência delas, caso sejam inatas. Além disso, reflectem directamente as mudanças dos estados de espírito. É neste tipo de emoções que se enquadra o medo, a alegria, a tristeza, a raiva, a surpresa e a aversão. 

     - Emoções secundárias/ sociais/ adultas: experimentadas mais tarde, dependem de uma aprendizagem e, portanto, de interacções sociais. Implicam uma avaliação cognitiva das situações, envolvendo, por isso, as áreas do córtex pré-frontal. Temos como exemplos a vergonha, o ciúme, a culpa e o orgulho.

     - Emoções de fundo: causadas, por exemplo, por um esforço físico intenso, pelo remoer de uma decisão complicada de tomar ou pela ansiedade em relação a um acontecimento agradável/desagradável que nos espera. Temos como exemplos o bem-estar, o mal-estar, a calma ou a tensão.
Picture